13.1.06

efeito 5 de Outubro

refiro-me à Av. 5 de Outubro, não à data da implantação da República.

Também poderia chamar-lhe «efeito Almirante Reis», «efeito Av. Lusíada junto ao Colombo» ou até «efeito IC 19 ao sábado».
Falo do hábito infeliz de estacionar o carro na faixa de rodagem de vias de grande circulação.

O que leva alguém a crer que a falta de espaço para estacionar perto do destino legitima a redução de algumas das vias com maior intensidade de tráfego do país à dimensão de estradas secundárias com velocidade média de circulação a rondar os 10 km/h?

Mas a moda pegou. De tal forma que nem a polícia parece ver no facto qualquer inconveniente:
- Desculpe, o sr. não pode estar parado aí, tem que circular.
- Ó sô guarda, mas é que não há lugares aqui perto!
- Ah, pois claro, não tinha reparado. Tudo bem, mas veja lá se não demora muito...

E o mesmo se passa com as conversas telefónicas ao volante. Falar ao telemóvel enquanto se conduz tem hoje como máxima penalização potencial por parte das autoridades uma pequena repreensão, sob a forma de uma apitadela seguida de um olhar de reprovação.

Ter leis e não as aplicar acaba por ser pior do que não as ter de todo, pois cria o sentimento de impunidade.