1.2.06

hipocrisia familiar

Por razões que encontro alguma dificuldade em deslindar, a única forma de unidade familiar que hoje permanece por aceitar com razoável naturalidade é a que se baseia numa união homossexual.

Que se juntem, que se escondam, ou até que o assumam de maneira bem discreta, mas uma família é que não são. Os casais homossexuais, quero dizer.

Num episódio da série «Seinfeld», o comediante arrisca que a homofobia masculina se deve à consciência que os homens têm relativamente à sua incapacidade para recusar propostas de venda bem conduzidas.
Por outras palavras, ele defende que os homens são homofóbicos por medo de gostar se abrissem a mente à ideia.

O que emerge desta teoria, formulada por este reconhecido observador social, é a resistência observada na sociedade à homossexualidade como um todo.
O caso particular do casamento homossexual pode portanto não passar de uma fatia do bolo.

Quando as estatísticas mais recentes apontam para uma população homossexual (e bissexual) com uma representatividade de 10% na população total, não se compreende como se pode alegar que a situação não é premente. Estamos a falar de um milhão de cidadãos.

Existe contudo um subtema que considero mais relevante ainda, o da possibilidade de casais homossexuais constituírem família.
Muitos rejeitam esta hipótese por consideração à criança e às suas necessidades.

Evito nesta fase entrar em detalhe nos argumentos que podem ser utilizadas a favor ou contra.
Prefiro perguntar em que medida o desenvolvimento de uma criança criada por um casal homossexual pode ser menos adequado do que o de outra educada numa família monoparental (recorrendo a meios de procriação tradicionais ou inovadores) ou numa família «normal» com um ambiente de agressividade ou de ausência (e aqui refreio as considerações sobre as possíveis orientações sexuais destes educadores).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sem ter uma opinião definitiva sobre o tema... cada caso é um caso... e quem poderá ser o "deus" que decidirá quais os casos...

deixo apenas a nota de que, para além de tudo existe uma injustiça de base entre os casais homosexuais femininos e os masculinos. Pois só estes últimos é que não podem ter filhos.

6.2.06  

Enviar um comentário

<< Home