18.1.08

it's all about the money

Inter também quer Ronaldinho

Onde joga (na verdade, onde não joga) Ronaldinho não podia ser mais irrelevante. O que me interessa é isto: «O jornal italiano diz ainda que a Nike, empresa de equipamentos desportivos que patrocina o Inter, o Barcelona e o próprio jogador, pode ser decisiva na contratação, uma vez que Ronaldinho também é desejado em Inglaterra pelo Chelsea (Adidas).»

A imagem é o que conta. Vende ou não vende, eis a questão. O valor intrínseco é uma noção do passado. Homens como Ronaldinho, Cristiano Ronaldo, Beckham e Mourinho usam e abusam do conceito, ainda que nalguns casos exista valor de sustentação.

Por razões possivelmente insondáveis, Ronaldinho atingiu um patamar tal de notoriedade que consegue manter a popularidade mesmo quando deixa de a justificar. A Nike, como patrocinadora, tem todo o interesse em proteger o seu investimento e essa protecção dá ao jogador a garantia de estar sempre bem colocado, tanto na escolha da equipa em que joga como nas opções dos gestores da mesma.

As coisas são o que são, ainda que por vez custe aceitá-las. Tradicionalista que sou, quero acreditar na substância como determinante de valor. O realismo obriga-me contudo a jogar com as cartas que tenho na mão e segundo as regras da mesa.

Nuno