soluções alternativas
Lembrei-me de uma solução para o trânsito nas vias de entrada e saída das grandes cidades. Assumindo de antemão que dificilmente as pessoas serão convencidas a abandonar as viaturas próprias, porque não transportá-las dentro das viaturas?
Para tal construir-se-ia uma estrutura composta de passadeiras de grandes dimensões e com grande capacidade de carga, nas quais os veículos seriam inseridos e descarregados pelos próprios condutores, através de um sistema semelhante ao usado nas estações de lavagem automática.
Estas estruturas poderiam ter vários andares, para segmentar os passageiros por origem e destino, e as estações de embarque funcionariam como parques de estacionamento em altura, com rampas de acesso aos andares superiores ou entradas específicas para cada linha a partir do piso térreo.
Os mecanismos de entrada, circulação e saída seriam independentes, por forma a garantir a segurança nas manobras de entrada e saída sem comprometer a fluidez do trânsito.
As passadeiras manteriam uma velocidade moderada, teriam protecções de vários tipos para evitar acidentes e permitiriam que os passageiros viessem confortavelmente até determinados pontos seleccionados da cidade, a partir dos quais retomariam a marcha autónoma em direcção aos destinos finais.
Não sei qual a viabilidade desta solução em termos arquitectónicos, mecânicos ou financeiros mas, tendo em conta o esforço permanente de adequação das vias ao crescimento constante do tráfego e a tortura a que são sujeitos todos aqueles que enfrentam essas vias diariamente, talvez se justificasse considerar soluções realmente alternativas.
Para tal construir-se-ia uma estrutura composta de passadeiras de grandes dimensões e com grande capacidade de carga, nas quais os veículos seriam inseridos e descarregados pelos próprios condutores, através de um sistema semelhante ao usado nas estações de lavagem automática.
Estas estruturas poderiam ter vários andares, para segmentar os passageiros por origem e destino, e as estações de embarque funcionariam como parques de estacionamento em altura, com rampas de acesso aos andares superiores ou entradas específicas para cada linha a partir do piso térreo.
Os mecanismos de entrada, circulação e saída seriam independentes, por forma a garantir a segurança nas manobras de entrada e saída sem comprometer a fluidez do trânsito.
As passadeiras manteriam uma velocidade moderada, teriam protecções de vários tipos para evitar acidentes e permitiriam que os passageiros viessem confortavelmente até determinados pontos seleccionados da cidade, a partir dos quais retomariam a marcha autónoma em direcção aos destinos finais.
Não sei qual a viabilidade desta solução em termos arquitectónicos, mecânicos ou financeiros mas, tendo em conta o esforço permanente de adequação das vias ao crescimento constante do tráfego e a tortura a que são sujeitos todos aqueles que enfrentam essas vias diariamente, talvez se justificasse considerar soluções realmente alternativas.
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