22.3.06

mudo de vida

De vez em quando, olho para a minha casa e incomodo-me com o estado em que se encontra. Ao nível da arrumação, da disposição dos móveis ou até da própria distribuição das divisórias.
Nesses momentos, se pudesse operava uma alteração radical. No entanto, encolho-me no pragmatismo e fico pela angustiante tentativa de arrumar os papéis que, no fluir dos dias, criteriosamente distribuímos pelos múltiplos pontos de arrumação desencantados.

Esta capacidade para adiar o problema tem duração limitada e resiste apenas enquanto não chega a grande decisão. Do nada surge a determinação e a tal mudança dramática que implorava realização.
De lar a casa passa a espaço. Pequeno, medíocre ou apenas neutro. De qualquer forma, o presente converte-se em passado e só o futuro é visível.

O mesmo se passa na vida.
De repente, as lógicas vigentes tropeçam nas questões que há muito me assaltam e deixo de conseguir evitar dar voz às respostas que conheço de cor.
Passo a recusar para o porvir algumas escolhas que serviram para a construção da minha história. Foram certas no seu tempo mas estão ultrapassadas.

Orgulho-me do algo que fiz mas selecciono com rigor aquilo que guardo.
Tremo perante a exigência da separação de um caminho que percorri por tanto tempo, mas os passos perdidos nas memórias só a essas pertencem.

Seja como for, não me escondo mais. As escolhas que faço são minhas, recuso o medo de as assumir e limito-me a observar as reacções.
Por sorte, não estou só. Levo comigo a personificação da coragem e do companheirismo.

[Nuno]

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

... vai ... e não tremas!!!!!

(só assim é que vais ficar a saber ...)

bjs

23.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Dizem que a vida é mudança. Mudar de vida pode ser penoso, pelo desconhecido. Pode ser angustiante, sobretudo qd há família, mas tb é ansiada. Pelas experiências que partilharam comigo(e não por mim vividas) a regra que sempre ouvi tem sido: não vou voltar!
Por ti, espero que venhas a dizer o mesmo.
Por mim, vou continuar a ler-te.
Um grande abraço

23.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Não fiques "mudo", muda o que tens de mudar pois a vida é uma constante mudança, cheia de novas e desafiadoras realidades. Tens a sorte, tal como eu, de teres a teu lado a personificação da coragem e do companheirismo. Não temas, pois, avança! E não te esqueças (apesar de não apreciares o género), the force will always be with you, aqui, lá, onde estiveres!
Abraço
Jedi Africano

27.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Devo esclarecer que a mensagem do texto não é tão literal como a interpretaram. Essa partida, a acontecer, será sempre apenas uma face mais visível da tal despedida do texto.
De qualquer forma, e aqui está o que interessa, agradeço as mensagens.

27.3.06  

Enviar um comentário

<< Home