Onde está o Noddy?
Li hoje nas notícias que já circulam por Lisboa os primeiros táxis abrangidos pelo sistema de segurança táxi seguro (a aplicação de um sistema GPS, ligado à polícia, que permite que o táxi esteja a todo o tempo localizável).
Fiquei ainda informada sobre a posição tomada pela Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) que considera que este sistema não resolve o problema dos táxis, sendo antes necessária a alteração da lei para a permissão do uso da videovigilância.
Interrogo-me sobre o tipo de alteração e videovigilância, a que para além de dissuação do mau comportamento dos clientes:
· permite que se detecte e (severamente) puna o mau estado do veículo que tantas e tantas vezes oferece cintos de segurança que não funcionam?
· permite a detecção da inexistência de sistemas de retenção(vulgarmente conhecidas por cadeirinhas) para as crianças que também os utilizam?
· Ou detecta as inúmeras infracções por excesso de velocidade, passagem de sinais vermelhos, piso do traço contínuo - cometidas pelos profissionais da condução?
É inquestionável que toda a segurança (ou remuneração que cubra o risco) deve ser garantida a todos os profissionais. Todavia, não entendo porque hão-de os taxistas ser protegidos das leis mais básicas de mercado e, não hão-de ter uma fiscalização mais apertada, sendo os seus erros, como aliás em todas as profissões, qualificadas e como tal agravadas.
É que quando me dirijo a uma praça de táxis não posso escolher o que mais me agrada porque o serviço me dá garantias de prestar mais segurança e conforto. Pena é que, a grande maioria dos taxistas não seja tão conscienciosa quanto o Noddy. Está na altura de, para lá de apenas exigirem, começarem a prestar serviços que se coadunem com preços que praticam.
[Patrícia]
Fiquei ainda informada sobre a posição tomada pela Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) que considera que este sistema não resolve o problema dos táxis, sendo antes necessária a alteração da lei para a permissão do uso da videovigilância.
Interrogo-me sobre o tipo de alteração e videovigilância, a que para além de dissuação do mau comportamento dos clientes:
· permite que se detecte e (severamente) puna o mau estado do veículo que tantas e tantas vezes oferece cintos de segurança que não funcionam?
· permite a detecção da inexistência de sistemas de retenção(vulgarmente conhecidas por cadeirinhas) para as crianças que também os utilizam?
· Ou detecta as inúmeras infracções por excesso de velocidade, passagem de sinais vermelhos, piso do traço contínuo - cometidas pelos profissionais da condução?
É inquestionável que toda a segurança (ou remuneração que cubra o risco) deve ser garantida a todos os profissionais. Todavia, não entendo porque hão-de os taxistas ser protegidos das leis mais básicas de mercado e, não hão-de ter uma fiscalização mais apertada, sendo os seus erros, como aliás em todas as profissões, qualificadas e como tal agravadas.
É que quando me dirijo a uma praça de táxis não posso escolher o que mais me agrada porque o serviço me dá garantias de prestar mais segurança e conforto. Pena é que, a grande maioria dos taxistas não seja tão conscienciosa quanto o Noddy. Está na altura de, para lá de apenas exigirem, começarem a prestar serviços que se coadunem com preços que praticam.
[Patrícia]
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